quinta-feira, 9 de julho de 2009

Baú de discos - João Gilberto - 1973

Revirando o fundo do meu baú encontrei uma super preciosidade...

mas antes preciso falar o porque deste disco hoje...


tudo começou ontem (dia 8 - quarta) quando vi aquela lua enooorme e redonda... me deu uma vontade louca de uivar... e eu quando tenho vontade de fazer alguma coisa que seja possível, eu faço mesmo... então comecei a uivar "loucamente"... foi ótimo... que coisa boa é uivar...

mas percebi o quanto estava esgotada e agitada o dia todo... di
zem que tudo fica mais agitado na lua cheia... então a lua coitada, foi minha explicação pra tanta agitação...
como precisava "baixar a bola" pois caso contrário eu enlouqueceria todos ao meu redor... fui buscar um antiansiolítico no fundo do baú de discos...
ai ai ai ...
o que encontro?

João Gilberto - 1973


que delícia de disco... a simplicidade genial de João Gilberto é explícita neste trabalho que tem ele na voz e violão - e Sonny Carr na bateria e ponto. Isso mesmo... e a gente escuta sem sentir o tempo passar... quando acaba, ficamos sem acreditar... recomendadíssimo...

Ah e pra completar o relaxamento um vinhozinho e já foi embora toda a ansiedade...
pois o disco é realmente liiindoooo, um dos melhores deste gênio da nossa música... perfeito! Precisa ser ouvido... precisa ser descoberto por quem ainda não descobriu... João Gilberto é o cara... nasceu em Juazeiro na Bahia e canta numa das faixas do disco
"Eu vim da Bahia":


" Eu vim da Bahia cantar
Eu vim da Bahia contar

Tanta coisa bonita que tem
Na Bahia que é meu lugar
Tem meu chão, tem meu céu
Tem meu mar

A Bahia que vive pra dizer
Como é que faz pra viver..
.
...Eu vim da Bahia
Mas eu volto pra lá
Eu vim da Bahia
Mas algum di
a eu volto pra lá"

Nos anos 40, João Gilberto adorava escutar de Duke Ellington, Tommy Dorsey, Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira, prova que quando somos ecléticos para ouvir... o resultado será certamente um som mais complexo... Em 1950, foi pro Rio de Janeiro e cantava no grupo Garotos da Lua. Mas foi expulso da banda por indisciplina, passando alguns anos numa existência marginal, mas sempre obcecado com a idéia de criar uma nova forma de expressar-se com o violão...
Seu sonho foi realizado quando conheceu
Tom Jobim... que mesmo com formação erudita era muito influenciado pela música norte-americana da época, principalmente o jazz. Juntaram-se a eles um grupo de músicos e lançaram a nossa Bossa Nova...

O track List do disco:

01 - Águas de Março (Tom Jobim)
02 - Undiú (João Gilberto)
03 - Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso)

04 - Avarandado (Caetano Veloso)
05 - Falsa Baiana (Geraldo Pereira)
06 - Eu Quero Um Samba (Haroldo Barbosa / Janet de Almeida)
07 - Eu Vim da Bahia (Gilberto Gil)
08 - Valsa (Como São Lindos os Youguis) (Bebel) (João Gilberto)
09 - É Preciso Perdoar (Carlos Coquejo / Alcyvando Luz)
10 - Izaura (Herivelto Martins / Roberto Roberti) - Special Guest: Miúcha





saudações baixisticas... super calma... é incrível como este disco me deixou bem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário