sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia mundial do meio ambiente - materiais alternativos pra contrabaixo

área de reflorestamento

É pessoal, a coisa de meio ambiente é séria... a dificuldade de preservar florestas, especialmente no caso do Brasil, passa pela falta de infra-estrutura de fiscalização, além disso, há o vácuo deixado por um grande número de áreas públicas que poderiam ser licenciadas para exploração, e que ficam à mercê da grilagem. Nós que consumimos madeira atraves da compra de nossos instrumentos, devemos ser mais conscientes e exigir sempre a madeira certificada.

Cerca de 27% dos 353 milhões de hectares de mata tropical fora de reservas pertence a programas de exploração legalizados. Mas o fato é que estima-se que só 7% da área sejam ao mesmo tempo produtiva e sustentável -produzindo madeira certificada, por exemplo.

É preciso uma vigilância mais dedicada!!!

O Primeiro Seminário de Compras Responsáveis de Madeira, realizado 26 de maio, em Rio Branco (AC), foi o pontapé inicial para a implantação de uma política voltada para a compra de madeira exclusivamente de origem legal no Estado do Acre. O encontro reuniu participantes de cinco estados brasileiros e definiu os pontos iniciais para que a compra de madeira ilegal seja banida do território acreano. Cerca de 80 pessoas, entre madeireiros, gestores públicos, extrativistas, pesquisadores, estudantes e representantes de ONGs participaram do Seminário. O objetivo foi apresentar e debater experiências adotadas em outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio Grande do Sul e Goiás, no sentido de coibir a comercialização de madeira de origem ilegal, predatória ou desconhecida. Os convidados relataram o andamento de projetos executados nos âmbitos de governos, empresas e organizações não-governamentais.

Carlos Eduardo Beduschi, da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo apresentou o Cadastro Estadual de Compradores de Madeira (CadMadeira), que agrupa empresas do setor em conformidade com aspectos legais e ambientais. A partir de junho de 2009, apenas estabelecimentos cadastrados poderão participar de compras públicas para produtos madeireiros no Estado.

Fora do Brasil tem gente que já está se dedicando a fabricar instrumentos musicais com material alternativo, como fibra de carbono... olha aí uns exemplos...


mais informações no site:

http://www.smart-distribution.co.uk/bassandguitar/modulusguitars/modulusguitars.html


saudações baixisticas... preservando o nosso planeta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário