quinta-feira, 4 de junho de 2009

Baú de discos - CD Baixo Brasil - Adriano Giffoni



Este disco é realmente muito especial pra mim. Primeiro é o simples fato de ser do Giffoni... Giffoni foi meu professor de baixo e realmente... aprendi muitas coisas com o mestre... que vão além de tocar baixo... como a postura profissional de músico, respeito, etc Outro fator que faz o CD Baixo Brasil ser especial pra mim, é porque num curso internacional de verão da EMB - Escola de Música de Brasília, formamos um quarteto de contrabaixo pra tocar uma das faixas do disco - Samba de Cangando - que é maravilhooosaaaa.... e foi muito divertido, pois tinhamos menos de uma semana pra ensaiar e quase sem tempo pra isso, pois o curso é quase o dia todo... e as salas lotadas... enfim... e era muito engraçado, um dia meu queridissimo amigo Gabriel Simões, que também fazia o curso, foi assistir o ensaio e começou a rir, pois cada um de nós 4 estava batendo o pé(marcando o tempo) desencontrado do outro... aí descobrimos isso e rimos muito... enfim... entre síncopes e ótima melodia, slaps e harmonia brasileirissima, conseguimos apresentar... tenho que mostrar esta foto né? Reparem como parece que tá todo mundo tenso... hahaha... também... ali na plateia só tinha músicos... então qualquer meio tom errado os caras iriam ouvir... mas foi divertido...eu(evidente) aqui na ponta esquerda... o seguinte não me lembro do nome deste "guri", só lembro que ele é de POA, o terceiro é meu super amigo Lugas Fernanades, e o quarto também não lembro o nome... que vergonha... mas eu lembro que ele é do Acre... é porque no curso de verão é assim mesmo... gente do Brasil todo vai pra BSB fazer o curso... é uma festa... eu lembro com carinho dos caras... só não lembro o nome... detalhes...


Bom e pra falar do disco, vou deixar aqui a resenha que o Ronaldo Lobo, fez pra revista Baixo Brasil...

CD Baixo Brasil - Adriano Giffoni

Quarteto de Contrabaixos
Por Ronaldo Lobo

O CD “Baixo Brasil” é uma obra prima dos graves da música brasileira, que abrange vários ritmos verdadeiramente nossos: Afoxé, Partido Alto, Samba, Frevo, Maxixe e Baião, executado com muita propriedade por quem sabe o que está tocando.

Produtor e arranjador Adriano Giffone (baixo de quatro cordas, fretless, acústico e baixo de seis cordas) formou o grupo em 2001 no Rio de Janeiro e divide o trabalho com Felipe Lydia (baixo de seis cordas e baixolao), Norton Daiello(baixo de cinco cordas e fretless) e Mauro Rocha ( baixo de cinco cordas e baixolão) e participação especial Murilo Silva (baixolao e baixo de cinco cordas) esse maravilhoso trabalho da música instrumental brasileira.

O CD tem a particularidade de ser tocado apenas por contrabaixos, fazendo harmonias, grooves, temas e etc. Tem como proposta mostrar as possibilidades do baixo ser utilizado como instrumento de harmonia, acompanhamento e solo.

Mostram temas como a faixa dois “A mesma toada” (Toada) que é um verdadeiro lamento sertanejo, suave e melodiosa.

Também exploram várias técnicas como slap, muito bem aplicadas na faixa Bom Partido (partido alto) e “Samba de candango”. Já bem mais animada a faixa “Ladeiras de Olinda” eles exploram o frevo com um tema bem característico.

O que vale ressaltar neste trabalho é o excepcional bom gosto em desenvolver os temas, harmonias, conduções e solos de cada gênero musical. O trabalho tem a linguagem característica para cada um dos gêneros, coisa muito difícil de se encontrar com tanta competência hoje em dia. Vale a pena conferir este CD que cada faixa nos remete a uma região deste nosso imenso País com tanta plularidade sonora, fazendo um verdadeiro Tour pela cultura brasileira.



ah sim... e tem mais um motivo para o disco ser especial pra mim... é muuuuitooooo booommm... imperdível!!!! Recomendadissimo!!!

saudações baixisticas... sempre causando...


Nenhum comentário:

Postar um comentário