sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Claudio Santoro: transitoriedades e permanências

Universidade de Brasília organiza o evento
“Claudio Santoro: transitoriedades e permanências”
na Biblioteca Central entre os dias 24 de novembro a 7 de dezembro de 2009


Nos próximos dias 24 de novembro a 7 de dezembro a Biblioteca Central da Universidade de Brasília, em colaboração com o Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, e o Arquivo Claudio Santoro da UnB, sediará o evento “Claudio Santoro: transitoriedades e permanências”. O evento marcará os 20 anos de morte e 90 anos do nascimento de Claudio Santoro, um dos mais paradigmáticos compositores brasileiros, e focando a sua trajetória em Brasília. O evento propõe discutir o seu papel na construção de uma identidade cultural da capital federal em dois períodos - 1962-1965 e 1979-1989, e sobre dois planos de sua atuação em Brasília, na Universidade de Brasília, na implantação do seu Departamento de Música, e como Maestro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, junto à qual veio a falecer em 27 de março de 1989.

A Exposição conta com a participação da Casa da Cultura da América Latina – DEX – UnB e tem a curadoria de Beatriz Magalhães Castro. Esta reunirá documentação inédita do Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília e de arquivos pessoais e/ou institucionais, que incluem materiais de imprensa, gravações inéditas em áudio e vídeo registradas entre 1987 e 1988, depoimentos de colegas, assessores e ex-alunos como Ney Salgado, Gisele Santoro, Elena Herrera, Neusa França, Mirian Silva Gomes, e Dora Galesso num vídeo especialmente realizado para o evento sob a Direção de Valdir de Pina (Studio 13).

O Concerto Inaugural será realizado no dia 24 de novembro, às 19h, na BCE, e contará com a participação da Orquestra de Cordas da UnB, Ney Salgado e Valeska Hadelich, Beatriz Magalhães Castro e participação especial de Neusa França, executando obras de Santoro. Dentre estas se encontra a Introdução e Allegro para Orquestra de Cordas, a partir de cópia recentemente identificada em Londres, constituindo-se na segunda obra resgatada a partir das ações musicológicas do Arquivo Claudio Santoro da Universidade de Brasília. Anteriormente, a Sonata para Viola e Piano, considerada desaparecida pelos herdeiros responsáveis pelo patrimônio arquivístico-musical de Claudio Santoro, foi identificada e executada pelo violista Sávio Santoro e a pianista brasiliense hoje radicada nos Estados Unidos Monica Godoy Tessitore, durante o XVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) realizado na UnB em agosto de 2006.

Ainda como testemunho de sua colaboração junto à Universidade de Brasília, será publicado o Projeto original inédito de criação da “Faculdade de Música” da Universidade de Brasília apresentado a Darcy Ribeiro em 1962, no qual Santoro expõe o que considerava necessário para a plena estruturação e desenvolvimento de um Departamento de Música, questões que ainda permanecem sem consecução.

Como forma de aprofundar as discussões sobre políticas públicas no acesso à cultura e da propriedade intelectual no âmbito das ações do Estado e da gestão arquivística, será ainda realizado, no dia 30 de novembro, às 9h30 no Auditório da Reitoria, o 1º Simpósio “Arte e Propriedade Intelectual”. Este contará com a participação do Dr. Denis Borges Barbosa (UERJ), Dr. Davi Monteiro Diniz (UnB-PJU), Dr. Estevão Chaves de Rezende Martins (UnB), Dra. Georgete Medleg (UnB-FACE), Dr. André Guerra Cotta (UFMG-Arquivo Curt Lange) e da Dra. Beatriz Magalhães Castro (UnB-Arquivo Claudio Santoro).

O evento será gravado e transmitido pela UnB-TV. O evento é gratuito e suas publicações também serão disponibilizadas gratuitamente; contará ainda com uma exposição virtual permanente no sítio web da Biblioteca Central. Este evento tem o apoio da SECT / FAP-DF e da Universidade de Brasília.


Orquestra de Cordas da UnB

A Orquestra de Cordas da UnB é formada por alunos do Departamento de Música, por meio da Prática de Conjunto, e músicos inscritos na atividade de extensão da Universidade. Com intensa agenda de concertos, os jovens músicos tem tido a oportunidade de se apresentar com professores e solistas de outros países. Na Alemanha, realizou concertos em Karlsruhe pela Copa Cultural. O trabalho da Orquestra tem como objetivo o desenvolvimento da técnica instrumental, a capacidade de atuar em grupo, o estímulo à liderança e as atividades solísticas. A orientação do grupo está a cargo da professora Glësse Collet.
Glêsse Collet - A regente Glësse Collet é bacharel em violino e licenciada em música pela Universidade de Brasília. Estudou na Escola Superior de Música de Detmold (Alemanha) e é doutora em viola pela Universidade Federal da Bahia. É professora de viola do Departamento de Música da Universidade de Brasília e fundadora do Quarteto de Brasília, com o qual percorreu diversos países das Américas, Europa e Ásia. Atuou como professora de viola da Escola de Música de Brasília e foi spalla das violas da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília.

Formação da Orquestra:
1º Violino - Pedro Oséias, Drime Ribeiro
2º Violino - Marcus Moreno, Lucas Almeida
Violas - Antônio Fábio, Roberto
Violoncelos - Esther Fietz, Aline Gadelha
Contrabaixo – Juliano Leitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário