terça-feira, 20 de outubro de 2009

“Cindi Hip Hop - Pequena Ópera Rap”



Núcleo Bartolomeu no TUSP: Grupo apresenta 3 peças de seu repertório, “Cindi Hip Hop - Pequena Ópera Rap” estreia dia 23 de outubro

Vencedor do Prêmio FEMSA de Melhor Espetáculo Jovem e do Prêmio Cooperativa de Melhor Dramaturgia em nova temporada

O Núcleo Bartolomeu vai apresentar três espetáculos de sue repertório até o final do ano.

Criado em 1999 pelas atrizes Claudia Schapira (também figurinista e dramaturga), Roberta Estrela D’ Alva (também cantora e MC), Luaa Gabanini (também DJ e videomaker) e pelo DJ (também dançarino) Eugênio Lima, o Núcleo Bartolomeu iniciou suas atividades pesquisando novas linguagens e promovendo o encontro de várias artes para realizar uma obra em comum.

Durante o processo, eles trocaram influências e desenvolveram outras funções dentro do grupo, transformando o trabalho numa possibilidade de expressão nova e diversa: o teatro hip-hop.

Trata-se de uma formulação inédita dentro do universo do teatro; um conceito agregador (teatro épico e cultura hip-hop) que contrapõe duas estéticas para criar uma terceira, pioneira em sua conceituação e forma de expressão. (mais informações no final do texto).

Três espetáculos da companhia, criado a partir dessa linguagem entram em cartaz no TUSP até o fim do ano; “Manifesto de Passagem”, “Vai Te Catar!” e “Cindi Hip-Hop – Pequena Ópera Rap”, que estreia dia 23 de outubro.

Cindi Hip Hop

“Cinderela” é um dos contos de fadas mais populares de todos os tempos. Existem cerca de 3000 versões desta fábula em diversos países como China, Eslovênia, Inglaterra e Brasil. Mas quem são estas “Cinderelas” nos dias de hoje?

Partindo deste forte arquétipo, a partir da história original, foi criada uma fábula contemporânea, para falar de questões relevantes aos jovens do nosso país que, apesar de toda adversidade e obstáculos, não desistem nunca de seus sonhos. Vontade versus oportunidade, a diferença de classes, as relações com a família, trabalho, amor, conhecimento e cultura, o preconceito e a má distribuição de renda. Enfim, a reflexão sobre as possíveis saídas diante de um projeto de vida massacrado por um pensamento excludente.

Cinderelas do cotidiano: 4 histórias paralelas que transportam personagens como “madrasta” ou a “fada-madrinha” para os dias de hoje. Quem são essas figuras que representam o impedimento ou o “toque essencial” para o momento de virada desses jovens nesse tempo em que vivemos?

Em um formato inédito, “ópera rap”, o espetáculo traz atores-mcs (representantes da junção teatro e hip hop) que através da música, de coreografias e da contracena com o vídeo contam a história desses jovens urbanos e seus conflitos em busca de suas identidades.



“Cindi Hip Hop” venceu o Prêmio FEMSA de Melhor Espetáculo Jovem e o Prêmio Cooperativa de Melhor Dramaturgia.



Sinopse

Quatro Cinderelas, cada uma com a sua trajetória embalada pelo som e ritmo da cultura hip-hop. Junção e resultado de todos os elementos da rua (a dança, a palavra, a música, o grafite) com o teatro épico, esta pequena ópera é um recorte que se inspirou no clássico "Cinderela", para falar sobre a realidade da juventude no nosso país.



Ficha técnica

Direção e Direção Musical: Roberta Estrela D'Alva (indicada ao prêmio FEMSA melhor direção)

Dramaturgia: Claudia Schapira (eleita melhor dramaturgia pelo Prêmio Cooperativa e indicado ao prêmio FEMSA melhor texto)

Elenco: Alan Gonçalves, Daniela Evelise, Dani Nega, Ícaro Rodrigues, Jé Oliveira, Raphael Garcia, Roberta Marcolin (indicado ao prêmio FEMSA e prêmio Cooperativa - categoria especial pelo conjunto do elenco)



Serviço

Espetáculo: Cindi Hip Hop – Pequena Ópera Rap

Local: TUSP – Rua Maria Antônia, 294 – Consolação

Informações: 11 3255.7182

Duração do espetáculo: 1h40min

Período: 23/10 a 08/11/09

Horários: Sextas e sábados às 21h e domingos às 20h

Preços: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia)

Capacidade da sala: 90 lugares

Recomendação: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário