quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Trio Madeira no Clube do Choro de Brasília



Dias 09, 10 e 11 de Setembro
Um encontro de craques das cordas

O Trio Madeira Brasil é um dos grandes nomes da música instrumental brasileira.
Reúne três virtuoses em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada. O Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira e atento a manifestações de outras culturas.

Apresentando uma constante alternância de solistas e reservando considerável espaço para os improvisos, os arranjos musicais do Trio Madeira Brasil transparecem um perfeito equilíbrio entre tradição e modernidade. Também não é para menos: seus componentes, mesmo tendo experiências diversificadas, são músicos conceituados no meio musical.

Ronaldo do Bandolim (1950) é um dos maiores bandolinistas brasileiros, e há duas décadas tem emprestado seu som e seus deliciosos improvisos ao Conjunto Época de Ouro, o mais tradicional grupo de Choro em atividade. Participou de gravações antológicas com grandes nomes da música brasileira, como Marisa Monte, Paulinho da Viola, Rafael Rabello e Chico Buarque.

Zé Paulo Becker (1968), antes de mergulhar fundo no mundo do Choro,

construiu uma sólida reputação como violonista, dominando o repertório clássico e ganhando prêmios significativos em concursos de violão. É mestre em música pela UFRJ. Lançou os CDs Lendas Brasileiras, com arranjos para violão solo de clássicos da música brasileira, Sob o Redentor, com composições próprias, sendo duas em parceria com Aldir Blanc, e Um violão na roda de choro, junto com um álbum de partituras, levando assim suas composições para todas as rodas de Choro.

Marcello Gonçalves (1972) é um dos mais requisitados violonistas de 7 cordas da atualidade, tendo tocado e gravado com grandes nomes como Elza Soares, Elton Medeiros, Baden Powell, Ney Matogrosso e Gal Costa. É também integrante do grupo Rabo de Lagartixa e tem um duo com Henrique Cazes, com quem gravou o CD Pixinguinha de Bolso, totalmente dedicado à obra do mestre do Choro. Foi diretor Musical do documentário "Brasileirinho". Com seu trabalho solo, participou do Festival Internacional de Guitarra Entrecuerdas, no Chile.

A partir do lançamento do primeiro CD, em 1998, saudado pela crítica especializada, o TMB vem colecionando grandes êxitos em sua carreira:

* Indicações de "Melhor Disco" e "Melhor grupo" no Prêmio Sharp
* Participação no Free Jazz Festival 99, onde se destacou como única atração nacional a obter cotação máxima no ranking do jornal O Globo (RJ)
* Gravação de especial para a TV Francesa com o violonista Baden-Powell
* Participação no Festival Chorando Alto, mais importante festival da história do Choro, ao lado do compositor Egberto Gismonti (Sesc-Pompéia-SP)
* Eleito melhor show instrumental do ano pelo jornal O Globo (RJ)
* Extensa turneé pelo Brasil, demonstrando o grande público que o Trio Madeira Brasil alcança por todo o país
* Turnée pelo arquipélago do Tahiti, no projeto "Musique em Polynésie", que pela primeira vez convidou um grupo Brasileiro para se apresentar na Polynesia Francesa
* Turnées pela França, Itália, Áustria, Bélgica, Suíça, Chile, Colômbia e Portugal, com passagens por importantes festivais, como o Vignola Jazz, Festival Rio-Loco, Visions du Réel, Festival de Guitarra de Santo Tirso e Rock in Rio-Lisboa
* Inclusão de faixas de seu CD em trilhas sonoras de televisão e cinema, bem como compilações variadas
* Participação no CD "Filosofia", do cantor Zé Renato, dedicado ao repertório de Noel Rosa e Chico Buarque, tendo este como convidado
* Lançamento em 2003 de CD em parceria com o compositor Guilherme de Brito, onde recria através de elaborados arranjos os maiores sucessos do compositor, com ênfase nas parcerias deste com Nelson Cavaquinho. O CD arrancou por parte da crítica especializada adjetivos como "clássico" e "essencial"
* Lançamento em 2004 do CD "Trio Madeira Brasil e Convidados", gravado ao vivo em São Paulo, no qual o trio carioca convida três grandes músicos paulistas: o pianista Laércio de Freitas, o clarinetista Proveta e o acordeonista Toninho Ferragutti.
* Participação no CD "Choros e Alegria" do compositor Moacir Santos.
* Participação no documentário sobre Choro "Brasileirinho", com direção do finlandês Mika Kaurismaki e direção musical de Marcello Gonçalves, que teve sua estréia em Fevereiro de 2005 no Festival de Cinema de Berlim.
* Representou oficialmente o Brasil na Copa do Mundo 2006, com show na Casa das Culturas do Mundo, em Berlim.

DEPOIMENTOS

"O Trio Madeira Brasil é um excepcional grupo carioca formado por virtuosos em seus instrumentos e sensíveis em sua musicalidade. Aqui, Ronaldo do Bandolim, José Paulo Becker, violão de 6 e Marcello Gonçalves, violão de 7, produzem, através da ótica brasileira, belíssimos arranjos encordoados para um repertório rico e variado." (Ivan Lins)

"Ronaldo do Bandolim, José Paulo Becker, violão de 6, Marcello Gonçalves, violão de 7 cordas, acabam de gravar um disco cheio de juventude e alegria. Eles dividem uma experiência madura como intérpretes com o ímpeto que só a juventude e a vontade de vencer proporcionam. Um belo presente para os violonistas e para o grande público." (Turíbio Santos)

"O Trio Madeira Brasil é um dos mais imaginativos grupos com que o choro foi presenteado neste fim de século" (João Máximo)

"Ronaldo do Bandolim, José Paulo Becker e Marcello Gonçalves proporcionam neste disco, pra lá do prazer pela boa música bem executada, a clara sensação de que Madeira Brasil é uma árvore que nenhum inimigo da nossa música e da nossa natureza terá forças para destruir." (Sérgio Cabral)

"O Trio Madeira Brasil dá um passo adiante na história da música brasileira" Davis Hepner (Guitar Player Magazine)


As apresentações acontecem dias 09, 10 e 11 de Setembro de 2009 - Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:45 horas. Ingressos a R$20,00(inteira) e R$10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário