quinta-feira, 6 de maio de 2010

V Antídoto – Mostra Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito

orquestra afroreggae - foto camila cardoso


Durante todo o mês de maio, ocorre em São Paulo a quinta edição do Antídoto – Mostra Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito, uma parceria entre o Itaú Cultural http://www.itaucultural.org.br/antidoto2010/e o Grupo Cultural AfroReggae http://www.afroreggae.org.br/ para debater o poder transformador de projetos culturais diante dos diversos tipos de violência – social, étnica ou religiosa.

Participam desta edição músicos, artistas, líderes sociais, intelectuais, jornalistas, escritores e pensadores de comunidades brasileiras e internacionais que virão de países como Guiné Bissau, Moçambique, Paquistão, República Democrática do Congo, Zâmbia, Índia, Irã, Serra Leoa, Galícia, México, Grã Bretanha e Estados Unidos. A proposta do encontro é fomentar a reflexão e compartilhar experiências e alternativas para a produção cultural em áreas de conflitos sociais, religiosos, étnicos, e suas conseqüências na vida das comunidades e grupos sociais. Além dos debates, o mês é recheado de shows, lançamento de documentários e mostra de filmes, sempre relacionados com o tema.

A fim de democratizar o acesso à programação para aqueles que residem fora da cidade de São Paulo, as mesas do seminário, que acontecem entre 19 e 21 de maio, serão transmitidas ao vivo no site, em inglês e português, com espaço para perguntas e mensagens dos internautas.

Parceiro na coordenação da mostra Antídoto, o Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social por meio da cultura e da arte, explorando as potencialidades artísticas de jovens que vivem em comunidades de baixa renda, marcadas pela violência e pela criminalidade. O Grupo utiliza atividades artísticas, como percussão, circo, grafite, teatro e dança para tentar transformar a realidade desse público – estima-se que já tenham sido atendidas cerca de 2500 pessoas. Atualmente, o Grupo atua nas comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Complexo do Alemão, Cantagalo-Pavão-Pavãozinho e Comunidade do Jardim Nova Era (Nova Iguaçu).



V Antídoto – Mostra Internacional de Ações Culturais em Zonas de Conflito
De 1 a 30 de maio, na Sala Itaú Cultural (214 lugares)
Entrada franca. Ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Nenhum comentário:

Postar um comentário