quinta-feira, 23 de abril de 2009

DIA NACIONAL DO CHORO








Este ritmo genuinamente brasileiro, o choro, é comemorado hoje dia 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras mais importantes da música popular brasileira... especialmente do choro.











Pixinguinha - Alfredo da Rocha Vianna Júnior nasceu em 23 de abril no Rio de Janeiro. Já o ano exato... há controvérsias... quando ele fez 70 anos, Jacó do Bandolim descobriu, nos livros da Igreja de Santana, que Pixinguinha havia nascido em 23 de abril de 1897. Este é o dado oficial. Muitos biógrafos dataram seu ano de nascimento como sendo o de 1898, daí ter criado a confusão.O apelido de Pixinguinha surgiu após ele ter contraído bexiga (varíola), na época da epidemia. Começaram então a tratá-lo de “Bexinguinha”, e depois “Pixinguinha”. Sua família, no entanto, chamava-o de “Pezinguim”, apelido carinhoso dado pela sua avó de origem africana, o que na sua língua queria dizer: “Menino Bom”. Compositor e instrumentista brasileiro, Pixinguinha além de virtuose na flauta, compôs mais de duas mil músicas, como Carinhoso, Lamento, Rosa, Naquele tempo, Ingênuo, e por aí vai... foi inovador na arte de fazer contrapontos nas melodias com o seu sax tenor.



Antes de Pixinguinha... o choro já estava na cena musical brasileira... do meio pro final do Século IX... mas foi a partir de Pixinguinha que o Choro se estruturou como gênero...


alguns super destaques desse período:

Esnerto Nazareth


Chiquinha Gonzaga




Joaquim Antonio da Silva Callado


Muitos baixistas tem o choro como grande influencia em suas composições e olha... pra quem não sabe... estudar técnica no baixo, e velocidade de uma forma divertida... uma coisa boa é tocar choro...

Já tocou "tico-tico no fubá" (clássico do choro de Zequinha de Abreu)? Então vai lá... toca que é bom demais!!!


outros ícones do choro:





















Jacob do Bandolim



Maestro Radamés Gnattali


Waldir Azevedo
e muitos muitos muitos outros... da velha e novissima geração... alias... meus queridos amigos do Trio Cai Dentro: Henrique Neto (violão sete cordas), Rafael dos Anjos (violão seis cordas) e Márcio Marinho (cavaquinho) venceram o III prêmio Furnas Geração Musical para músicos com até 25 anos.
Isso é a prova que o choro continuaaaaa
Parabéns meninos e a todos os que choram...

Nenhum comentário:

Postar um comentário