quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Baú de discos - CD “Na Estrada” – Oswaldo Amorim e Paulo André Tavares


Falei aqui há uns dias atras, quando contava de minha viagem para o Piri Jazz, que fomos ouvindo este CD... então... hoje no baú, vou colocar a resenha dele que o Lucas Fernanades escreveu pra revista Baixo Brasil...





CD “Na Estrada” – Oswaldo Amorim e Paulo André Tavares
Por Lucas Fernanadez

Esse é o primeiro registro autoral desse duo de músicos que atuam há muito tempo no cenário de Brasília e nacional. Os dois são formados em música pela Universidade de Brasília e fizeram mestrado em Jazz Performance nos EUA. Além disso, são professores da Escola de Música de Brasília. Já dividiram o palco com nomes como Hermeto Pascoal, Eumir Deodato, Sivuca, Rildo Hora, Victor Biglione e outros. Com toda essa bagagem, o resultado desse disco não poderia ser outro. Oswaldo Amorim reveza os baixos acústico e elétrico com e sem trastes, enquanto Paulo André usa violões de aço, nylon e guitarra.
A sonoridade do disco nos remete ao belíssimo disco do duo de Pat Metheny e Charlie Haden, “Beyond the Missoury Sky”. Apesar disso, o disco apresenta também forte influência da música brasileira, como Tom Jobim e Toninho Horta.
É importante destacar o ótimo trabalho de mixagem do pianista Ricardo Nakamura: é possível escutar todos os instrumentos e suas nuances perfeitamente.

O baixo acústico, executado com grande desenvoltura por Oswaldo Amorim, aparece em 11 das 12 faixas do disco. A única faixa gravada com um baixo elétrico com trastes(um Fender Jazz Bass da década de 70) foi ‘Na Horta do Tom’, um samba em homenagem ao grande Toninho Horta, que apresenta um improviso maravilhoso.
O baixo fretless aparece em melodias e improvisos, como nas faixas ‘Belo Horizonte’ e ’29 anos’. Essa úlima é uma belíssima composição de Oswaldo com uma introdução executada magistralmente com a técnica de harmônicos, nos remetendo à composição de Jaco Pastorius “Portrait of Tracy” e um solo lindíssimo.
Esse é um disco esperado a muito tempo, tanto por Oswaldo e Paulo André, quanto por seus amigos, alunos e admiradores de boa música. Um disco lindo para ouvir diversas vezes.
Música de alto nível executada por dois músicos dispensam maiores apresentações!

2 comentários:

  1. Esses caras são bons demaaaais!! Q q isso! Sou fã do Oswaldo!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito feliz com a critica do CD desses dois extraordinarios musicos. E lisongeado por vcs terem citado meu nome como engenheiro, o que é muito raro!

    Abs,
    Ricardo Nakamura

    ResponderExcluir