terça-feira, 8 de setembro de 2009

O Milagre de Santa Luzia


Sempre fico feliz quando o cinema retrata a história da música brasileira... é o caso do belíssimo filme O Milagre de Santa Luzia, do diretor Sérgio Roizenblit e com produção de Marília Alvarez. Com encontros regados à música e depoimentos dos mais representativos sanfoneiros brasileiros, o filme faz um mapeamento cultural das diferentes regiões do país onde a sanfona se estabeleceu e guarda preciosos registros de importantes personalidades da música popular brasileira, como o poeta Patativa do Assaré, Sivuca e Mário Zan, falecidos pouco tempo depois de sua participação no filme, e ainda Renato Borghetti, Luiz Carlos Borges, Pinto do Acordeon, Oswaldinho do Acordeon, Toninho Ferragutti, Gabriel Levy, entre vários outros.
O Milagre de Santa Luzia busca compreender o universo da sanfona (ou acordeão, pé de bode, oito baixos, fole e gaita, entre outros) em cada uma dessas localidades: o nordestino e sua saga de retirante, a partida e o desejo de um dia voltar; o pantaneiro e sua atitude contemplativa, conectada ao tempo da natureza; o gaúcho e sua ode às tradições, o orgulho pela terra natal; e o paulista que, dividido entre a cultura caipira tradicional e o cosmopolitismo da metrópole, cria um estilo no qual todas as tradições estão presentes.
O filme foi vencedor do Candango de Melhor Trilha Sonora e do Prêmio Vagalume de Melhor Filme no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Destaque para a fotografia, simplesmente deslumbrante.

É um verdadeiro retrato musical do Brasil!!! Sensacional!!! Vale dar uma olhada na página do filme:
http://www.omilagredesantaluzia.com.br



SINOPSE
No dia de santa Luzia nasceu Luis Gonzaga. Um artista que, com sua sanfona, abriu as portas para a existência de um segmento de música regional dentro da indústria cultural do Brasil. Em uma viagem pelo país, "O Milagre de Santa Luzia" percorre as mais diversas regiões onde a sanfona ganhou destaque e de onde surgiram seus maiores intérpretes. Entre eles está Dominguinhos, que, considerado o principal sanfoneiro do Brasil, conduz o filme a bordo de sua caminhonete. A sanfona é um instrumento capaz de traduzir tradições muito diversas. O filme busca compreender o universo desse instrumento dentro de cada região: O nordestino e sua saga de retirante, a partida e o desejo de um dia voltar; O pantaneiro e sua atitude contempladora e conectada ao tempo da natureza; O gaúcho, a ode às tradições e o orgulho pela terra natal; O paulista, que, dividido entre a cultura caipira tradicional e o liquidificador de tradições da metrópole, cria um estilo no qual todas as tradições estão presentes. Seja através da sanfona, da gaita, do acordeom ou do pé-de-bode, todos esses universos são aqui apresentados, musicalmente, demonstrando como esse é o instrumento mais conectado às emoções e às tradições dos brasileiros.

Agora... a pergunta é onde assistir??? O filme teve algumas exibições, era pra estar em cartaz, mas andei procurando se ainda está nas salas de cinema e infelizmente não encontrei... ai ai ai... sem comentários... geeeenteee... este filme precisa ser visto pelo público brasileiro (pelo menos pelos brasileiros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário