quinta-feira, 30 de julho de 2009

Baú de discos - Caetano Veloso – Zii e Ze



Caetano Veloso há muito é um dos principais nomes da música brasileira.

Ele poderia muito bem se manter na linha MPB que ele vem fazendo, e continuar na dele, mas com “Zii e Ze” resolveu inovar e mostrar que sua carreira continua ativa e não vive só do que produziu no passado.
O baiano demonstra sua paixão pelo Rio de Janeiro, em evidência na capa do CD - Foto da Praia do Leblon - e em 2 faixas, “Falso Leblon” e “Lapa”, que deixam de cara o tom menos ‘rock’ do CD, bem diferente do anterior “Cê”. As letras voltaram a ser mais abertas à interpretação, a falar sobre a beleza da vida, a ter uma percussão mais brasileira. O disco parece aqueles que passam batidos, sem que nenhuma faixa nos chame atenção. Na banda, a guitarra de Pedro Sá, Marcello Calado na bateria e Ricardo Dias Gomes no Baixo no baixo... é isso mesmo simples, e puro.

Entre as faixas, destaques para “A Base de Guantánamo”, em que Caetano Veloso quase fala na canção de apelo fortemente político, lembrando muito Gilberto Gil nos seus tempos de Tropicália; e “Lobão tem Razão”, onde ele responde as críticas da canção “Para o Mano Caetano” gravada por Lobão em 2001. Duas regravações complementam o set list : “Ingenuidade”, um belo samba de Serafim Adriano, e “Incompatibilidade de Gênios”, de João Bosco e Aldir Blanc. De longe, a melhor faixa do disco é “Por Quem”, com letra simples e suave como uma poesia, cantada em falsete de Caetano, que há tempos não fazia algo do tipo.
Zii e Zie é um disco sem muito da sua genialidade. Não gosto de comparações em nenhuma espécie, mas preciso registrar que ele tem muitos outros trabalhos disparadamente melhores que este.
Mas o que vale é ver que Caetano ainda continua criando.

ouça pelo seguinte link:

http://app.radio.musica.uol.com.br/radiouol/cdcapa.php?artista=Caetano-Veloso&album=Zii-e-Zie&codcd=010945-9


saudações baixisticas... numa correria doida, por isso sumida...

2 comentários:

  1. pra um cara que já gravou com Tavinho Fialho, Arthur e Luizão Maia, Marcelo Mariano....
    entre outros...
    esse disco é uma porcaria

    ResponderExcluir
  2. Eu já acho este disco antológico ! Vão passar 20 anos e ele estará atual, como quase tudo que o Caetano faz. Basta ouvir Alegria Alegria, de 40 anos atras. Parece música de hoje. Mas Caetano é isto mesmo, vai de porcaria a antológico e vice-versa. O que acho interessante é um artista com 70 anos provocar ainda tantas discussões. Isto é o que vale.
    Ivanvs num artista.

    ResponderExcluir