
Meu baú hoje vai pra um dinamarques que com certeza temos que ter alguns de seus discos em nossa coleção...
Um dos mais reverenciados e bem sucedidos músicos de jazz, Niels Henning Orsted Pedersen - NHOP e seu estilo virtuoso foi muito do que podíamos desejar de um grande contrabaixista.
Isso ajuda a provar que nem só os States “fabricam” grandes nomes do jazz! Dinamarquês filho mais novo de uma família de 5 irmãos - todos músicos - NHOP iniciou com piano aos 6 anos, e contava que aos 12 começou com o contrabaixo por falta de opção, pois seus irmãos já haviam escolhido outros instrumentos.
Como a maioria de seus compatriotas baixistas, foi aluno de um membro da tradicional Família Hagner, responsável pela difusão do baixo como instrumento de orgulho dinamarquês. Aos 17 já era freqüentemente requisitado por grandes músicos de Jazz e aos 25 conheceu o fabuloso pianista Oscar Peterson, com quem realizou trabalhos inesquecíveis, sendo um de seus últimos trabalhos o CD "A Night In Vienna". Ao longo de 30 anos atuou com grandes nomes do Jazz , como Albert Ayler, Bill Evans, Sonny Rollins, Bud Powell, Dexter Gordon, Chet Baker, Dizzy Gillespie, Count Basie e Ella Fitzgerald, entre outros.Certamente sua carreira produziu uma significativa contribuição para o contrabaixo ser um instrumento valorizado no Jazz, sendo ele um dos baixistas que mais gravou discos em todo mundo. No som cristalino de seu contrabaixo ouvimos belos harmônicos naturais, e notamos a técnica diferenciada do uso dos três dedos da mão direita. Sua agilidade permitia que tocasse em tempos frenéticos, tão rápidos quanto o piano, mantendo-se assim por longos períodos com um senso de tempo e dinâmica perfeitos e sem prejuízo da musicalidade. Extremamente criativo e espontâneo, foi um mestre em improvisos com solos sempre interessantes revelando suas raízes do jazz.
Dentre mais de uma centena de álbuns é difícil destacar os melhores, mas pessoalmente faço minhas escolhas aqui pro baú... aqueles que julgo imperdíveis, obrigatórios, aqueles que ajudam a querer conhecer mais de jazz, os que empolgam mais que o normal, como
Looking at Bird

obra de arte que homenageia Charlie Parker. Seu contrabaixo toca frases de músicas de Parker muitas vezes em uníssono com o sax de Archie Shepp em um duo excepcional.
Outro disco essencial, principalmente para nós brasileiros é Doble Bass...

neste trabalho, Niels Pedersen toca com outro baixista San Jones – desta forma o nome do disco tem duplo sentido, mas o melhor é que o trabalho traz a música Little Train, versão do clássico Trenzinho do Caipira de Heitor Villa Lobos. A música ganha um arranjo de jazz, mas tem uma bossa brasileira evidente e a belíssima melodia ainda é acrescida com o solo dos dois baixistas. Realmente sensacional!
Para conferir o melhor de seu estilo Be Bop, marca predominante do contrabaixista, o álbum “This is all I


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