sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Homenagens ao centenário de Adoniran Barbosa



Hoje celebramos o centenário de João Rubinato – ou, como ficou nacionalmente conhecido, Adoniran Barbosa, um dos principais nomes do samba da história do Estado de São Paulo. Compositor, humorista, cantor e ator. Essas foram algumas das atividades desempenhadas por esse ilustre nome de nossa música.
O autor de verdadeiros hinos como "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto", recebe diversas homenagens na capital paulista que ele tanto exaltou em suas canções.

Na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, será o palco de 20 bailarinos que vão dançar ao som das principais músicas de Adoniran Barbosa, nesta sexta-feira (6). O espetáculo marca o centenário de nascimento do músico. A apresentação será realizada às 12h, no saguão principal da estação.

No Museu do Bixiga, bairro muito frequentado pelo compositor, alguns objetos pessoais de Adoniran estarão expostos. São marcas registradas de Adoniran, como o chapéu, o cachecol, o isqueiro, a gravata borboleta e capa de um disco de 1980.

O Centro Cultural São Paulo dedicará todos os sábados e domingos de agosto ao músico. No total, o local vai receber em seu palco 20 artistas, que apresentarão ao público o que de melhor o sambista produziu.


Outro destaque é a festa que ocorrerá na Feira de Artes da praça Benedito Calixto, em Pinheiros, com shows, exposições e filmes durante toda a tarde deste sábado, dia 7, a partir das 14h.
A praça reúne amigos e parceiros musicais do cantor, além de exibir livros, discos e fotos de Adoniran. Shows ao vivo e uma mostra de filmes com a participação do sambista também fazem parte da celebração.

No Auditório Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - portão 2 do Parque do Ibirapuera) Vida Rouca: Wandi Doratiotto e Danilo Moraes -em formações que usam cavaquinho, violão, guitarra e samplers, os músicos dão novos arranjos às canções de Adoniran nesta sexta-feira, dia 6, às 21h

Os Trovadores Urbanos - grupo de serenatas tocará as principais músicas do sambista em três sextas-feiras do mês de agosto, na Janela do Sobrado, em Perdizes, Dias 13/8, 20/8 e 27/8, das 20h às 22h - RuaAimberê, 651, Perdizes

100 anos de Adoniran com shows no CCSP Diversos cantores, como Fabiana Cozza (8/08), Cauby Peixoto (15/08), Wanderléa (22/08) e Demônios da Garoa (29/8) se apresentam ao longo do mês de agosto para homenagear o centenário do compositor - dias 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29/8. Sábados, às 19h, e domingos, às 18h - Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa (Rua Vergueiro, 1000)

Em Valinhos, na região de Campinas, cidade onde o compositor nasceu, a comemoração será ainda maior. Nesta sexta, ele ganhará uma placa comemorativa no obelisco da Praça Brasil 500 anos, na Avenida dos Esportes com a Rua Rui Barbosa.

Às 20h30, será realizada uma apresentação da cantora Maria Alcina, com o espetáculo “100 anos de Adoniran Barbosa”, no Auditório Municipal da cidade. Os convites deverão ser retirados uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do auditório – que fica na Rua 21 de Dezembro, 66, Centro.
Já no domingo (8) será a vez dos grupos Sem Tempo e Demônios da Garoa subirem ao palco do Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, a partir das 17h. As apresentações são gratuitas.

Ainda
o CD: Adoniran 100 anos O lançamento faz uma grande homenagem ao músico. Elba Ramalho, Luiz Melodia, Beth Carvalho e Língua de Trapo estão entre os 37 artistas que participaram da gravação do álbum duplo, que conta com 33 composições de Adoniran Barbosa.




Brindamos esse dia com o mestre Adoniran Barbosa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário